Aplicabilidade do método SIM® para estudantes universitários e comunidade: técnicas de autocuidado para o gerenciamento do estresse e ansiedade

Autores

  • Marcelo Rezende Young Blood Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) https://orcid.org/0000-0002-4742-7402
  • Renata Luciane Polsaque Young Blood Pesquisadora, Grupo Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0009-0006-0236-4432
  • Fernanda Pitome Weigert Graduanda, Medicina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0009-0005-0922-3731
  • Rubia Maria Milas Graduanda, Enfermagem, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0009-0009-0292-7671
  • Madeline Susan Andrews Diretora, Instituto Visão Futuro, IVF, Porangaba, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0655-9633
  • Milene Zanoni Silva Professora, Departamento de Saúde Pública, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61661/BJLM.2024.v3.97

Palavras-chave:

estresse, ansiedade, terapias mente-corpo, altruísmo

Resumo

Introdução: O Brasil é considerado um dos países com o maior número de ansiosos no mundo, após a pandemia esse índice aumentou de forma preocupante, pressionando lideranças a investirem em técnicas de autocuidado. O estresse no ambiente universitário motivou a criação do projeto de extensão “Calma na crise para estudantes e comunidade”. Objetivo: Relatar a experiência do projeto com alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a comunidade local. Métodos: Foram ensinadas técnicas de relaxamento, segundo a metodologia Saúde Integral Mente-Corpo, desenvolvida pelo Instituto Visão Futuro, para universitários aplicarem para si e compartilharem com a comunidade. Resultados: No ano de 2023 foram capacitados dois grupos de universitários e as comunidades atendidas foram o Recanto Maria Dolores e o Centro Pop. Como resultado principal temos a compreensão dos estudantes sobre a relação direta entre o autocuidado e o altruísmo no gerenciamento do estresse, a importância do trabalho em grupos para o fortalecimento de vínculos e a criação de espaço seguro para perpetuação de boas práticas no cuidado da saúde mental. Conclusão: A equipe executora e a coordenação do projeto ficaram satisfeitas com os resultados. O desafio de aliviar o estresse na comunidade, promovendo benefícios conjuntos para alunos da UEPG, foi alcançado. Em 2024, buscamos expandir para outros cursos, aumentando a participação e promovendo maior impacto na qualidade de vida da comunidade interna e externa à universidade.

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Biografia do Autor

Marcelo Rezende Young Blood, Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG)

Renata Luciane Polsaque Young Blood, Pesquisadora, Grupo Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

Fernanda Pitome Weigert, Graduanda, Medicina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

Rubia Maria Milas, Graduanda, Enfermagem, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

Madeline Susan Andrews, Diretora, Instituto Visão Futuro, IVF, Porangaba, SP, Brasil

Milene Zanoni Silva, Professora, Departamento de Saúde Pública, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

1.
Blood MRY, Blood RLPY, Weigert FP, Milas RM, Andrews MS, Silva MZ. Aplicabilidade do método SIM® para estudantes universitários e comunidade: técnicas de autocuidado para o gerenciamento do estresse e ansiedade. B J Lifestyle Med [Internet]. 13º de setembro de 2024 [citado 8º de outubro de 2024];3:1-21. Disponível em: https://publicacoes.cbmev.org.br/bjlm/article/view/97

Edição

Seção

Saúde Mental e Manejo do Estresse