Prevalência e frequência do uso de drogas por universitários de cursos da saúde de uma instituição pública do sul do país
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.7.2024.156Palavras-chave:
Estilo de Vida, Saúde, substâncias tóxicasResumo
O controle de substâncias tóxicas é um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida. O uso de drogas pode ter seu início na adolescência e juventude, ou até antes, e se tornar um vício, com risco de se estender por toda a vida. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a prevalência do uso de drogas por acadêmicos do 1o. ano de cursos da área da saúde de uma Universidade pública do Sul do país. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos, sob o C.A.A.E. 75873123.80000.0104 e parecer no. 6.625.840. Participaram 92 estudantes dos cursos de Medicina (n=15), Odontologia (n=7), Enfermagem (n=26), Psicologia (n=1), Biomedicina (n=14), Educação Física (n=15) e Farmácia (n=14), que responderam a um questionário on-line sobre o tipo de drogas, a frequência e quando foi iniciado o seu uso. Verificou-se que os tóxicos mais utilizados foram: álcool (96,7% dos estudantes) e cigarros eletrônicos (61%). Apenas 3,3% alegaram nunca terem utilizado nenhuma droga. A maioria dos estudantes (65%) iniciou o uso do álcool, cigarro e cigarro eletrônico no ensino médio e 21% afirmaram ter iniciado na universidade. Verificou-se a frequência de 6,5% de uso diário, 27,2% semanal e 43,5% mensal. Em relação ao uso de maconha, crack, êxtase, lança perfume e cocaína, verificou-se que 39,2% fazem ou já fizeram o uso, sendo que 6,5% utilizavam diariamente, 27,2% semanalmente e 43,5%, mensalmente. Quando questionados sobre o início do uso, 17,4% responderam ter iniciado no ensino médio e 20,7%, durante a faculdade. Conclui-se que a prevalência e a frequência do uso de drogas entre estudantes universitários da saúde são altas, o que demonstra um grave problema de estilo de vida entre os acadêmicos, capaz de prejudicar a formação universitária, a sua própria saúde e da população atendida. Assim, faz-se necessário, o desenvolvimento de estratégias para educação, prevenção e auxílio aos acadêmicos em relação ao uso de substâncias tóxicas, tão prejudiciais para uma vida saudável.
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