Desafios: insights de um aplicativo de saúde e bem-estar
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.7.2024.142Palavras-chave:
Aplicativo de Saúde, Promoção de saúde, Engajamento digital, Medicina do Estilo de VidaResumo
Introdução: Os aplicativos de saúde incentivam comportamentos saudáveis ao oferecerem conteúdos acessíveis e comunidades online. Os desafios temáticos foram criados para aumentar a retenção (i.e. usuários mais ativos no app) e engajamento (i.e. interações). Objetivo: Avaliar engajamento na jornada de saúde e retenção dos usuários de um aplicativo de saúde que participaram de desafios temáticos. Método: Foram realizados 4 desafios com duração de 14 dias no aplicativo de saúde, que apresentavam aos usuários conteúdos e estimulavam ações como interações em comunidades, acesso aos cardápios, exercícios físicos e meditação. Foram realizadas estatísticas descritivas e testadas hipóteses entre os grupos. A média de usuários inscritos em desafios foi de 1.403 e em torno de 28.548 usuários que não estavam inscritos no mesmo período em média. Resultados: Todos os quatro desafios apresentaram maiores taxas de retenção, de forma estatisticamente significativa, em comparação aos usuários que não participaram do desafio no aplicativo durante o mesmo período. O primeiro desafio implementado, cuja temática era relacionada à saúde mental no trabalho, apresentou a maior diferença de retenção (z = 24,27), seguido pelo último desafio implementado, que tinha como objetivo melhorar habilidades de autocuidado (z = 22,31). O terceiro desafio a ser implementado, que foi relacionado à temática das Olimpíadas e apresentou a terceira maior diferença entre os grupos (z = 20,94) seguido pelo segundo desafio implementado, que teve como temática a iniciação na corrida como modalidade esportiva (z = 2,86). Em relação às ações de engajamento, nas interações nas comunidades foi observado que os usuários do desafio apresentaram maior engajamento (M = 105,71; DP = 32,7) do que os que não estavam no desafio (M = 44,16; DP = 16,81). Conclusão: Os desafios deste aplicativo de saúde mostraram-se eficazes para aumentar a retenção em 14 dias e o engajamento nas ações de interação entre usuários que estão na mesma jornada de temática de saúde quando comparados com os usuários que não participaram dos desafios.
Referências
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