Implantação e impacto da disciplina de medicina culinária no quarto ano do curso de medicina na Universidade de São Paulo, USP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.36Palavras-chave:
estudantes de medicina, Medicina do Estilo de Vida, medicina culinaria, NutriçãoResumo
Introdução: A medicina culinária tornou-se área em expansão no mundo e no Brasil nos últimos 5 anos. Os primeiros passos como disciplina eletiva e optativa feitos em 2018, em 2023 consolida-se como disciplina obrigatória. Objetivo: Relatar essa conquista é de fundamental importância para conhecer e consolidar a Medicina Culinária em nosso país. Método: O curso foi desenvolvido dentro da experiência anterior optativa da Universidade de São Paulo e os determinantes sociais de saúde em nosso país que nos colocam a necessidade de desenvolver conteúdos que contemplassem os nossos pilares de: sustentabilidade com minimização de resíduos, aproveitamento integral de alimentos, densidade nutricional e bons hábitos alimentares para a nossa saúde planetária. Disponibilizadas 20 horas de aula e alunos do quarto ano para a implantação. Ambiente teórico-prático com metodologias ativas foram empregadas. Os alunos avaliados em três tempos: zero, 3 meses e 6 meses. Análises quali e quantitativas foram realizadas. Resultado: Participaram das disciplinas todos os 57 alunos regularmente matriculados no quarto ano. Os mesmos receberam material didático sobre alimentação saudável, determinantes sociais, aproveitamento integral dos alimentos inseridos no curso de Metabolismo. Foram avaliados quanto ao conhecimento curricular com provas abertas de acerto médico de 85%. Tiveram presença de 90% em todas as atividades. Dos participantes do questionário, a primeira avaliação após 3 meses das respostas enviadas teve como objetivo avaliar a aplicação prática pessoal e profissional. Mais de 50% responderam com nota 10 a importância para sua prática profissional e com média de 64% de mudanças nos próprios hábitos principalmente no tipo de alimento consumido e no hábito de cozinhar em casa. Conclusão: Os resultados mostram que a implantação do curso de medicina culinária impactou de forma positiva, foi identificado como importante pelos alunos, atuou na capacidade de orientar pacientes , auxiliar nas práticas clínicas e ainda também tornou-se potente veículo de autocuidado contribuindo para a saúde dos estudantes envolvidos.
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