Estudo comparativo da qualidade de vida dos discentes do 1o e 6 o ano da Faculdade de Medicina de Campos em relação aos pilares de estilo de vida
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.48Palavras-chave:
estudantes de medicina, Medicina do Estilo de Vida, Qualidade de vidaResumo
Introdução: A Medicina dos Estilo de Vida (MEV) é uma solução para reduzir a morte e doenças evitáveis, com foco na gestão da saúde relacionada ao estilo de vida. Para isso, esta especialidade segue seis pilares principais: atividade física, alimentação, sono, controle do estresse, conexão social e evitação de substâncias perigosas. Hábitos diários saudáveis e comportamentos ligados ao estilo de vida são fundamentais para manter a saúde. Objetivo: Analisar e comparar a qualidade de vida dos alunos do primeiro e sexto anos da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), tomando como base os pilares do estilo de vida no primeiro semestre de 2023. Método: Este é um estudo observacional transversal, que coletou dados através da aplicação do questionário baseado no Lifestyle Questionnaire adaptado para a língua portuguesa. Esse questionário tem por finalidade avaliar os seis pilares da MEV e tem 26 questões pontuadas de 0 a 4, onde foi realizada uma média para comparar a qualidade de vida dos 1º e 6º anos, nos quais a média de 85 a 100 pontos é classificada como excelente, 70 a 84 como muito bom, 55 a 69 como bom, 35 a 54 como regular e 0 a 34 como necessita melhorar. Autorizado pelo CEP 64953122.6.0000.5244. Resultados: Até o momento, foram analisados 168 questionários, sendo 125 do 1º ano e 43 do último. Destes, observou-se uma média de 67,07 pontos para o 1º ano e 64,98 pontos para o 6º ano, sendo, ambos, classificados como bom. Mesmo quando os 6 pilares foram separados para avaliação, não há grande diferença entre os anos analisados, apesar de ainda não ter sido realizado métodos estatísticos, mas foi notório que o estresse no 6º ano (média 7,9), foi maior do que no 1º ano (média 9,19). Conclusão: Até este ponto do estudo, não foram observadas diferenças na qualidade de vida dos alunos entre o primeiro e o último ano do curso de medicina, onde a coleta de dados continua.
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