Implantação da disciplina de medicina de estilo de vida no currículo obrigatório na USP - Bauru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.64

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, estilo de vida, medicina do estilo de vida, Doenças Não Transmissíveis

Resumo

Introdução: A medicina do estilo de vida tem por objetivo a promoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis levando a prevenção, reversão e redução das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), principalmente doenças cardiovasculares, diabetes e diferentes tipos de câncer. Objetivos: Estruturar no curso de medicina um espaço que aborde os pilares da medicina do estilo de vida e sua  inserção em seu projeto pedagógico de forma curricular. Métodos: Foram coletadas informações em grade e escolhido o quarto ano, no primeiro semestre o espaço onde os alunos entrariam num modulo de metabolismo, após discussão inicial da coordenação do curso e da coordenação do módulo optou-se por manter paralelamente a ele no mesmo modulo aulas de medicina do estilo de vida que foram ministradas todas as quartas feiras á tarde totalizando carga horaria final de 32 horas. Na aula introdutória foi entregue questionário exploratório de elaboração própria. Após as apresentações uma abertura oficial com a participação de um membro fundador do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ocupou-se de um tema que foi exposto, em cada tema uma dinâmica. Assim iniciamos com: 1. Roda da saúde e autocuidado médico com dinâmica da própria roda: 2. alimentação e medicina culinária – dinâmicas externas com todo o grupo; 3. sono- após enquete inicial de quantas horas dormidas por cada aluno, discutimos os distúrbios do sono e abordagens e vínculos com doenças crônicas; 4. conexões e tarefas de casa que solicitaram a entrega de uma conexão profunda e uma carta para si mesmo no futuro, 5. Saúde mental e como lidamos com o stress: falamos sobre  e  os alunos preencheram questionários de autoavaliação; 6. Atividade Física: leram e conversaram em sala invertida com educador físico:, 7. Tóxicos: os alunos foram avaliados e discutidos os tópicos de tabaco e  álcool. Resultados: Participaram 57 alunos regularmente matriculados no quarto ano. Apenas 37% dos alunos já haviam ouvido falar do tema. Destes apenas 8% conheciam os pilares.  Após o curso, as mesmas perguntas foram feitas e houve incremento de  76% nos resultados. Conclusões: É de fundamental importância para o manejo de doenças crônicas que médicos sejam formados com o conhecimento técnico para lidar com a prescrição de hábitos de vida. 

Biografia do Autor

Maria Gorete Teixeira Morais, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru, SP, Brasil

Igor José Nogueira Gualberto, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru, SP, Brasil

Luiz Fernando Ferraz, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru, SP, Brasil

Referências

Smirmaul BPC, Chamon RF, de Moraes FM, et al. Lifestyle Medicine During (and After) the COVID-19 Pandemic. American Journal of Lifestyle Medicine. 2021;15(1):60-67. https://doi.org/10.1177/1559827620950276 DOI: https://doi.org/10.1177/1559827620950276

Friedman SM. Lifestyle (Medicine) and Healthy Aging. Clin Geriatr Med. 2020 Nov;36(4):645-653. https://doi.org/10.1016/j.cger.2020.06.007. Epub 2020 Aug 19. PMID: 33010900 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cger.2020.06.007

Veazey E. Lifestyle Medicine Education: Medical School to Residency. Am J Lifestyle Med. 2022 Sep 15;17(1):54-55. https://doi.org/10.1177/15598276221114282. PMID: 36636392; PMCID: PMC9830248. DOI: https://doi.org/10.1177/15598276221114282

Publicado

2023-11-04

Como Citar

1.
Morais MGT, Gualberto IJN, Ferraz LF. Implantação da disciplina de medicina de estilo de vida no currículo obrigatório na USP - Bauru . Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida [Internet]. 4º de novembro de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];6. Disponível em: https://publicacoes.cbmev.org.br/cbmev/article/view/64

Edição

Seção

Impacto do Estilo de Vida na Saúde Coletiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)