Estilo de vida de docentes do curso de medicina durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Nancy Huang Professora, Faculdade de Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, CBMEV, São Paulo, SP, Brasil
  • Gabriel Weber Boff Graduando, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
  • Juliana Campos Lopes Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
  • Fernanda Sakata Matuda Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
  • Manuella Cana Brasil Feijó Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
  • Nathalia Margot Milametto de Gouvea Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
  • Ana Vitória Antunes e Silva Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61661/BJLM.2022.v1.82

Palavras-chave:

docentes, estilo de vida, medicina, saúde, COVID-19

Resumo

Introdução: A medicina do estilo de vida é um campo de atuação cada vez mais valorizado na medicina. Baseada em evidencias científicas, aborda comportamentos-chave relacionados à saúde, que são as causas raiz da maioria das mortes prematuras, doenças crônicas e custos com cuidados de saúde. Em um contexto universitário, o estilo de vida dos docentes impacta direta e indiretamente no aprendizado dos graduandos. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender o cenário global do estilo de vida dos professores de medicina em uma universidade privada de São Paulo, no sentido de viabilizar futuras estratégias assertivas para melhorar o estilo de vida desta população. Materiais e Métodos: Realizou-se uma avaliação estatística de 95 docentes anônimos a um questionário online composto por 4 perguntas sobre a percepção da saúde atual, necessidade e motivação de mudança, junto ao Questionário do Estilo de Vida Fantástico, respondido entre novembro de 2021 e maio de 2022. Resultados: A partir das respostas subjetivas, destaca-se a percepção de necessidade de mudança nos pilares de atividade físico (64,2%), saúde mental/manejo do estresse (46,3%), gerenciamento do peso (46,3%) e aprimoramento do sono (35,8%). Pelo Questionário do Estilo de Vida Fantástico nota-se que 32% dos docentes apresentam um estilo de vida classificado como “regular” ou “necessita melhorar”; 89,5% dos entrevistados não cumprem a recomendação da Organização Mundial da Saúde para atividade física; 31% referem estar com 8kg ou mais acima do peso ideal; 48,4% se queixam de sono não reparador.  Conclusão: Neste estudo, discutimos as possíveis associações entre as condições do trabalho, as dificuldades de manter os pilares do estilo de vida saudáveis e como um aspecto desfavorável do estilo de vida pode impactar negativamente um ou alguns pilares do estilo de vida. O melhor entendimento destas relações é crucial para traçarmos estratégias mais assertivas para a saúde dos docentes e, consequentemente, melhor formação dos futuros médicos.

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Biografia do Autor

Nancy Huang, Professora, Faculdade de Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, CBMEV, São Paulo, SP, Brasil

Gabriel Weber Boff, Graduando, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Juliana Campos Lopes, Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Fernanda Sakata Matuda, Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Manuella Cana Brasil Feijó, Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Nathalia Margot Milametto de Gouvea, Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Ana Vitória Antunes e Silva, Graduanda, Medicina, Universidade Nove de Julho, UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

1.
Huang N, Boff GW, Lopes JC, Matuda FS, Feijó MCB, Gouvea NMM de, Silva AVA e. Estilo de vida de docentes do curso de medicina durante a pandemia da COVID-19. B J Lifestyle Med [Internet]. 20º de dezembro de 2022 [citado 22º de outubro de 2024];1:1-24. Disponível em: https://publicacoes.cbmev.org.br/bjlm/article/view/82

Edição

Seção

Ciência do Comportamento