Identificação do padrão de movimento diário de estudantes de medicina durante o período de férias
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.59Palavras-chave:
Estudantes de medicina, padrão de movimento, atividade física, exercício físicoResumo
Introdução: Os estudantes de medicina enfrentam uma rotina intensa e desafiadora, com longas horas de estudos e práticas. Nesse sentido, a falta de tempo, o cansaço e a sobrecarga de estudos representam possíveis limitadores à prática de atividade física diária, impactando negativamente tanto na saúde física, quanto mental. Objetivo: Identificar o padrão de comportamento de movimento diário (exercício e comportamento sedentário) entre os estudantes de medicina durante o período de férias e possíveis influências na percepção de recuperação física e emocional. Métodos: Este é um estudo observacional transversal, do tipo descritivo. Foram avaliados acadêmicos de medicina entre o 1º, 2º e 3º ano. As informações e os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms durante as duas primeiras semanas de retorno as aulas regulares (agosto de 2023). O questionário foi criado em ferramenta remota, com perguntas fechadas e adaptadas de questões previamente publicadas em outras pesquisas e adaptados para a língua portuguesa por profissional especialista na língua inglesa. Os gráficos foram confeccionados no programa estatístico GraphPad Prism 9. Foram incluídos na pesquisa 167 estudantes dos referidos anos, os quais responderam corretamente o questionário, no entanto, foram excluídos, aqueles os quais não manifestaram vontade de participação ou não assinalaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: A análise dos 167 acadêmicos demonstrou que 44,3% e 39,5% dos estudantes alegaram passar mais de 8 horas por dia sentado durante a semana e nos finais de semana respectivamente, 32,3% dos estudantes declararam não ter feito qualquer tipo de exercício físico ou somente 1 vez semanalmente e não observamos diferenças na preferência de horário de exercício: manhã (27,5%), tarde (24,6%) ou noite (23,4%). Acrescentando, observamos que 42% apresentavam sonolência elevada nas primeiras horas do dia, 23,4% alegavam estar com pouca energia, 15% reportaram sentirem-se sempre e quase sempre fadigados no final do dia, 29,4% afirmaram sentirem-se bastante e o tempo todo estressados e 31,7% alegaram uma qualidade no sono ruim e muito ruim. Conclusão: O estudo observacional apontou que o padrão de movimento diário dos estudantes durante as férias se caracterizou por elevado tempo em comportamento sedentário e por uma prática de exercício físico semanal abaixo do recomendado, podendo estar intimamente ligado a uma piora na qualidade de vida, impactando significativamente na saúde física e mental desses estudantes no período de férias, afetando a recuperação psicofisiológica necessária para o retorno as aulas.
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