A prevalência de estresse em professores da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.7.2024.117Palavras-chave:
Educadores, Estresse Psicológico, Estudos Transversais, professoresResumo
Introdução: O estresse resulta de pressões ambientais que exigem esforço para retornar à performance original. É importante avaliar a qualidade de vida dos professores a fim de capacitá-los a manejar o estresse. Objetivos: Buscou-se explorar a prevalência e intensidade de estresse em professores, relacionar esses dados com os perfis socioeconômicos e de trabalho e, a sua prevalência com ansiedade e depressão. Metodologia: Este é um estudo transversal com abordagem quantitativa realizado em uma escola pública de Ponta Grossa (Paraná). Foram incluídos 17 professores que responderam o questionário DASS-21, que analisa os afetos negativos. As respostas variam de 0 a 3 (“não se aplicou” a “se aplicou muito”) e, o total de 0 a 42 (0-10=normal; 11-18=leve; 19-26=moderado; 27-34=severo; 35-42=extremamente severo). Os dados de estresse foram relacionados ao perfil socioeconômico e de trabalho e, com a prevalência de ansiedade e depressão. Resultados: 29,4% dos participantes tiveram sintomas normais de estresse e, 29,4%, sintomas severos. No total, 70,6% tiveram algum grau de estresse além do comum. Oito (47,1%) acharam difícil se acalmar em algum grau. Todos se sentiram agitados por algum período e 5 (29,4%), na maioria do tempo. Nove (52,9%) foram intolerantes ao que os impedia de continuar o que faziam por boa parte do tempo. A média demonstrou estresse moderado (M=22; DP=11,28) e houve correlação positiva, forte e significativa entre estresse e ansiedade (r=0,87; p<0,001) e, estresse e depressão (r=0,81; p<0,001). Discussão: As taxas de estresse em outros estudos com professores variaram de 42,86 a 76,9%. No presente estudo, 70,6% demonstrou estresse além do comum, estando em consonância com outras pesquisas. A implementação do Mindfulness pode ser uma solução para auxiliar no bem-estar e motivação dos professores. Conclusão: Houve prevalência de sintomas de estresse entre os professores dessa escola, além de haver uma forte correlação entre estresse e ansiedade e entre estresse e depressão. Porém, essas taxas devem ser replicadas à população geral com cautela, apesar de sua representatividade nessa escola.
Referências
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