Impacto do mindfulness na cognição: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.6.2023.37Palavras-chave:
Aprendizado, Cognição, mindfulnessResumo
Há consenso, na literatura, dos benefícios do mindfulness em aspectos cognitivos e emocionais para quem o pratica. Entretanto, não há robustez científica que comprove, irrefutavelmente, essa afirmação. É relevante, então, esta revisão narrativa, que visa analisar a influência do mindfulness na cognição. Foi feita uma pesquisa bibliográfica dos últimos 3 anos no Google Acadêmico, resultando em 5 revisões literárias, 3 estudos experimentais e 2 meta-análises. Foram excluídos artigos que não abordaram diretamente o impacto do mindfulness nos processos cognitivos. Duas revisões evidenciaram que o mindfulness contribui para o aprimoramento da cognição, ao diminuir a ansiedade, preocupação e emocionalidade, visto que o estado emocional do indivíduo reflete no processo de aprendizagem (COSTA, 2023) (LOPES et al., 2023). Outros estudos demonstraram avanços na atenção e memória, metacognição e flexibilidade cognitiva, influenciando, logo, no desempenho acadêmico (LIMA; SILVA, 2023; WEARE, 2019). Ainda, o estudo de 2023 de Mendonça mostrou benefícios na motricidade, raciocínio superior, funções executivas e capacidade de concentração. Opondo-se aos resultados favoráveis, um estudo experimental não obteve dados significativos ao analisar o desempenho aritmético, entretanto revelou melhora na memória de trabalho e redução do estresse com as práticas mindfulness (NOGUES; FRANÇA; DORNELES, 2023). Como afirmado por Pinheiros e Rodrigues, o mindfulness beneficia igualmente a população idosa ao atuar positivamente na função motora, memória de curto prazo, capacidade neurocognitiva e ao retardar a diminuição das habilidades de atenção em idades avançadas. Conclui-se que o mindfulness beneficia a cognição, melhorando a atenção, memória, aprendizado, função motora e regulação emocional. Contudo, há necessidade de análise sistemática sobre seus impactos, já que, a maioria dos estudos encontrados nesta revisão eram revisões literárias com reduzido número de artigos ou estudos experimentais com população alvo pouco abrangente e metodologias heterogêneas.
Referências
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