Estudo randomizado controlado do protocolo da prática formativa para desenvolvimento de autorregulação emocional e satisfação com a vida

Autores

  • Daniela Panisi de Oliveira Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
  • Renata Fáro Guerra Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
  • Arthur Hirschfeld Danila Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Colégio Brasileiro de Medicinado Estilo de Vida (CBMEV), Brasil
  • Hermano Tavares Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Departamento of Psiquiatria, FM, USP, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.5.2022.2

Palavras-chave:

psicologia formativa, autorregulação emocional

Resumo

A Psicologia Formativa®, conforme proposta por Keleman, baseia-se no paradigma evolucionista, entendendo o ser humano como um sistema vivo, sempre em formação, na interação consigo mesmo e com o mundo, movendo em direção ao crescimento e maturação. Assim, o ser humano, dentro desta perspectiva somático-emocional, é parte de um processo de evolução biopsicossocial. Para ele, as emoções são padrões de organização neuro musculares. Cada uma dessas organizações, expressas em posturas e atitudes características, comunica um estado subjetivo próprio, uma predisposição e posicionamento no mundo (Cohn, 2007).

Keleman defende o conceito de plasticidade somática, ou seja, existe a possibilidade de reorganizações desses padrões neuromusculares, reorganizando atitudes, percepções e os modos como nos relacionamos com as pessoas e com as situações da vida (Keleman, 2016).

O objetivo da Prática Formativa é ampliar as opções do sujeito criando novas possibilidades de comportamento experiência, desenvolvendo a autorregulação emocional.

Biografia do Autor

Daniela Panisi de Oliveira, Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Renata Fáro Guerra, Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Arthur Hirschfeld Danila, Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Colégio Brasileiro de Medicinado Estilo de Vida (CBMEV), Brasil

Hermano Tavares, Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Departamento of Psiquiatria, FM, USP, São Paulo, SP, Brasil

Referências

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

1.
Oliveira DP de, Guerra RF, Danila AH, Tavares H. Estudo randomizado controlado do protocolo da prática formativa para desenvolvimento de autorregulação emocional e satisfação com a vida. Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida [Internet]. 13º de outubro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];5:1. Disponível em: https://publicacoes.cbmev.org.br/cbmev/article/view/2

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