Avaliação do estilo de vida dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho

Autores

  • Nancy Huang Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida https://orcid.org/0009-0002-8151-3002
  • Manuella Cana Brasil Feijó
  • Gabriel Weber Boff
  • Juliana Campos Lopes
  • Fernanda Sakata Matuda
  • Nathalia Margot Milametto de Gouvea
  • Ana Vitória Antunes e Silva

DOI:

https://doi.org/10.61661/congresso.cbmev.5.2022.4

Palavras-chave:

medicina do estilo de vida

Resumo

A Medicina do Estilo de Vida (MEV) prioriza intervenções no Estilo de Vida (EV) baseadas em evidências, que promovem saúde, tratam e, por vezes, revertem doenças crônicas não transmissíveis cada vez mais prevalentes no Brasil e no mundo. Sabe-se que médicos com EV saudável são mais propensos a aconselhar seus pacientes a seguirem hábitos saudáveis. Assim, o EV dos alunos pode ser influenciado pelos exemplos dos professores, e então, impactar na saúde física, mental e na criação de bons hábitos nos discentes para, no futuro, serem aqueles que reverberam e orientam este mesmo comportamento aos pacientes. Além disso, o EV dos professores pode ser um fator decisivo na qualidade do ensino, o que impacta diretamente na formação dos futuros médicos. Este estudo visa entender o cenário atual do EV dos docentes de medicina para traçar estratégias e reflexões a fim de melhorar a saúde desta população e, potencializar a qualidade de ensino, pensar na capacitação técnica dos futuros médicos, criar redes de atenção e conscientização influenciando na adoção de bons hábitos e, assim, promover a mesma conduta aos pacientes e sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Nancy Huang, Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Manuella Cana Brasil Feijó

Gabriel Weber Boff

Juliana Campos Lopes

Fernanda Sakata Matuda

Nathalia Margot Milametto de Gouvea

Ana Vitória Antunes e Silva

Referências

CBMEV.(2022)www.cbmev.org.br/medicina-do-estilo-de-vida/

Bodai et al.(2017)www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5638636/pdf/17-025.pdf

Abramson et al.(2000)journals.lww.com/cjsportsmed/Abstract/2000/01000/Personal_Exercise_Habits_and_Counseling_Practices.8.aspx

Rodriguez et al.(2008)www.scielo.br/j/abc/a/hZygGvfLfbMRL44bjzjCPKh/?lang=pt

ConVid - Fiocruz.(2020)convid.fiocruz.br/index.php?pag=atividade_fisica

Facci et al.(2020)periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42453

Johnson et al.(2005)www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02683940510579803/full/html

Matos et al.(2021)rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16726

Figueira et al.(2021)rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23887

Camargo.(2019)lume.ufrgs.br/handle/10183/198944

Jain et al.(2020)www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7928160/

Crepaldi et al.(2020)brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/17755

Abel et al.(1999)www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220679909597608

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

1.
Huang N, Feijó MCB, Boff GW, Lopes JC, Matuda FS, Gouvea NMM de, Silva AVA e. Avaliação do estilo de vida dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho. Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida [Internet]. 13º de outubro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];5:1-8. Disponível em: https://publicacoes.cbmev.org.br/cbmev/article/view/4

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)